Thiago Braz não consegue índice e está fora das Olimpíadas de Paris


Um dos maiores nomes da história do atletismo brasileiro, Thiago Braz não estará nos Jogos Olímpicos de Paris. O atleta do salto com vara teve a chance de tentar o índice durante o Troféu Brasil, realizado neste sábado em São Paulo, mas falhou nas três tentativas que fez com a altura de 5,82m. Ele, que tem 6,03m como melhor marca da carreira, estava suspenso por conta de um caso de doping, mas conseguiu uma liminar para competir em busca do índice.

Thiago Braz no Troféu Brasil — Foto: Marcel Merguizo

Ouro na Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020, o atleta foi suspenso provisoriamente em 28 de julho de 2023, após ter sido pego no antidoping com a substância ostarina, utilizada para o aumento de massa muscular. Em maio deste ano, a World Athletics, entidade máxima do atletismo mundial, confirmou um gancho de 16 meses, e o saltador só poderia voltar a competir em novembro. Mas o advogado do brasileiro, Marcelo Franklin, entrou com recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), e o órgão concedeu uma liminar, na última quarta (26), para que Thiago volte às competições.

Eu tinha somente essa chance, fui atrás do que era meu. Me considero um guerreiro. Faltou uma condição física, óbvio, estou um ano afastado. Fico chateado, queria muito o índice – disse Thiago Braz.

Na manhã deste sábado, Thiago fez a primeira tentativa a 5,42m, uma marca que costuma passar com tranquilidade. No primeiro salto, falhou. Mas na segunda chance, conseguiu passar. Na sequência, para 5,55m, conseguiu sem maiores dificuldades na primeira rodada. Para 5,65m, errou duas vezes mas, pressionando, acertou a última chance.

Thiago Braz lamenta falha na tentativa do índice — Foto: Wagner Carmo/CBAt

– Gerir a emoção deste a altura base, desde os primeiros saltos, foi difícil. Controlei o máximo meu mental, dentro das minhas limitações. Me sinto injustiçado, não deveria ter ficado tanto tempo afastado. Era possível, mas é uma pena. Queria muito essa vaga- explicou.

Deixe um comentário