Verstappen espera que Pérez ajude a pressionar Mercedes: “Eu era o único a tentar”


Mesmo com a iminente concorrência que o aguarda com a chegada de Sergio Pérez na RBR em 2021, o titular da equipe Max Verstappen revelou ter expectativas de que Sergio Pérez possa fortalecer o time na briga contra as Mercedes durante a próxima temporada da Fórmula 1. O holandês também espera ser mais pressionado internamente, porém, vê a novidade com bons olhos depois de uma temporada na qual brigou praticamente sozinho para garantir o vice-campeonato de construtores da RBR.

Max Verstappen falou sobre a chegada de Sergio Pérez na RBR durante cerimônia de premiação da FIA — Foto: Reprodução/FIA

O assunto foi comentado pelo piloto da equipe austríaca durante a cerimônia de encerramento da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), na qual foi premiado pela sua terceira colocação no Mundial de Pilotos em 2020.

– Vamos ter um segundo carro que será capaz de estar lá em cima durante toda a corrida e tentar pressionar as Mercedes. Na maioria das vezes, eles tentavam fazer uma parada extra ou algo assim e eu tinha dificuldade, porque quando estávamos competitivos, quase sempre eu era o único carro a tentar vencê-los. Eles podiam fazer a estratégia certa com um deles porque sempre me cobririam com o outro, então foi um pouco difícil lutar contra eles – confessou Verstappen.

O holandês se viu cada mais distante de seu então colega, Alexander Albon, em 2020; enquanto Verstappen brigava pelas primeiras posições nas etapas e na tabela, Albon se misturava entre o pelotão intermediário, ameaçando pouco o companheiro e principalmente as Mercedes. O tailandês terminou o ano na sétima colocação, quatro atrás do primeiro piloto da RBR.

Pérez, por outro lado, fez a melhor temporada de sua carreira na F1; quarto colocado no Mundial como o “melhor do resto”, pontuou em 13 das 15 provas que disputou em 2020 – ausentando-se dos GPs da Inglaterra e dos 70 Anos após contrair Covid-19. Destas, superou o companheiro de equipe, Lance Stroll, em oito ocasiões, subindo ao pódio em segundo lugar na Turquia e vencendo o GP de Sakhir.

– Espero que Checo motive toda a equipe mas também me mantenha alerta, o que é sempre bom. Ter um companheiro de equipe te pressionando é emocionante. Espero que possamos tornar as coisas mais difíceis para as Mercedes tomarem decisões – disse Max.

Max Verstappen e Sergio Pérez serão companheiros de equipe em 2021 — Foto: Bryn Lennon/Getty Images


Alexander Albon estará ausente do grid da Fórmula 1 em 2021; no entanto, ele não se desligará completamente da RBR, assumindo as funções de piloto de teste e reserva. Verstappen revelou que já sabia da decisão da equipe e se disse feliz por ainda ter o ex-colega por perto, mas disse que não escondeu suas opiniões do tailandês ao conversarem sobre a vinda de Pérez:

– É claro que conversamos sobre isso e eu dei minha opinião honesta. Acho que ficou bem claro que, ao longo do ano todo, foi um pouco complicado para Alex. Ele é um cara ótimo, honestamente, e estou feliz por ele ainda fazer parte do time. Eu fui informado um pouco antes. Mas isso não importa; no final do dia, são Helmut (Marko), Christian (Horner) e, claro, Dietrich Mateschitz que tomam as decisões.

Verstappen nunca escondeu sua insatisfação com o desempenho de Albon em 2020, sobretudo no fim do campeonato. NO GP do Barein, o holandês cutucou o colega ao dizer que o pódio herdado de Pérez não era impressionante, já que Albon chegou a estar 30s mais lento que ele durante a corrida. O titular da RBR voltou a afinetar o ex-companheiro depois da pole position conquistada por ele no GP de Abu Dhabi, quando reclamou por ter que “se virar sozinho” contra as Mercedes.

Deixe um comentário